terça-feira, 3 de setembro de 2013

Decorar um ambiente com obras de arte é possível

Arte também é decoração. Mas aí você pensa: “Decorar a casa com arte é muito caro”. Nem tanto. Hoje já existem alternativas que democratizam o mercado das artes e aproximam os artistas do grande público. Com isso, não é possível decorar as paredes de sua residência ou do seu escritório com obras bem bacanas. 

O movimento de democratização das peças de arte se baseia no conceito de “Múltiplo”, em que a obra é vendida numa série limitada – isto acaba diluindo o custo da obra original e tornando possível a venda a preços mais acessíveis. No Brasil há sites como Democrart e Donc que comercializam gravuras numeradas de artistas nacionais a partir de R$ 250,00, em vários tamanhos e parcelados no cartão de crédito.

Obra "Ao som dos pássaros", de Paulo Govêa, à venda no site da Donc.
Começou a ficar interessado? Pois fique sabendo que essas obras usam uma técnica de impressão de alta qualidade, específica para reproduzir obras de arte com o máximo de precisão. A tecnologia utilizada segue padrões internacionais de qualidade e é considerada o que existe de mais sofisticado pelos críticos de arte.

Fora a parte de decoração, adquirir uma obra de arte também pode ser um investimento. Para quem achou isso interessante e pensa em trilhar por este caminho, atenção. Comprar o trabalho de um artista iniciante não é certeza de que ela valorizará com o tempo. Sabendo que é uma aposta e que envolve esse risco, a dica é compre a obra que você gostou e guarde o recibo e a nota fiscal. Caso você venda a peça um dia, esses documentos serão as provas da sua legitimidade.

Obra "Força", da artista Mirian de Los Angeles, à venda no site da Democrart.
O blog da Adoro Arquitetura dá uma outra dica para quem já quer ir se inspirando e conhecendo mais sobre arte. Quem estiver no Rio de Janeiro entre os dias 5 e 8 de setembro, não pode deixar de ir à terceira edição da ArtRio. O evento vai ocupar os armazéns 1, 2, 3, 4 e 5 e Anexo 4 do Píer Mauá (um lugar bem bacana da Cidade Maravilhosa) e contará com a participação de cerca de 100 galerias brasileiras e estrangeiras, que vão vender mais de mil obras de artistas modernistas e contemporâneos.

Quadro "A talk about boundless love, and all about love", da artista Yayoi Kusama, que estará à venda na galeria Victoria Miro, na ArtRio. 
Aproveitamos para convidar a todos para visitar nosso novo blog que agora está hospedado dentro do site da Adoro Arquitetura. Assim conseguimos concentrar num mesmo espaço todas as nossas ideias, inspirações e projetos.

Esperamos sua visita por lá!
Abraços

Lulu Andrade

0 comentários:

Postar um comentário